Visão geral
O schwannoma vestibular, também conhecido como neurinoma do acústico, é um tumor benigno e geralmente de crescimento lento que se desenvolve no nervo vestibular que vai do ouvido interno ao cérebro. Ramos desse nervo influenciam diretamente o equilíbrio e a pressão exercida pelo schwannoma vestibular pode causar perda auditiva, zumbido no ouvido e instabilidade.
Sintomas
Os sinais e sintomas do schwannoma vestibular geralmente são fáceis de serem ignorados e podem levar muitos anos para se desenvolver. Eles geralmente ocorrem devido aos efeitos do tumor nos nervos auditivos e do equilíbrio. A pressão do tumor sobre os nervos próximos que controlam os músculos da face e a sensibilidade do rosto (nervos facial e trigêmeo), os vasos sanguíneos próximos ou as estruturas cerebrais também podem causar sintomas.
Conforme o tumor cresce, ele pode causar sinais e sintomas mais notáveis ou graves.
Os sinais e sintomas comuns do schwannoma vestibular incluem:
Em casos raros, um schwannoma vestibular pode crescer o suficiente para comprimir o tronco cerebral e se tornar potencialmente fatal.
Quando consultar um médico
Consulte um médico se perceber perda auditiva em um ouvido, zumbido no ouvido ou dificuldade em manter o equilíbrio.
O diagnóstico precoce de um schwannoma vestibular pode ajudar a impedir que o tumor cresça o suficiente para causar consequências graves, como perda auditiva total.
Causas
A causa dos schwannomas vestibulares pode estar relacionada a um problema com um gene no cromossomo 22. Normalmente, esse gene produz uma proteína supressora de tumor que ajuda a controlar o crescimento das células de Schwann que cobrem os nervos.
Ainda não é conhecido o que causa este problema com o gene. Na maioria dos casos de schwannoma vestibular, não há causa conhecida. Este gene alterado também é herdado na neurofibromatose tipo 2, um distúrbio raro que geralmente envolve o crescimento de tumores nos nervos vestibulares em ambos os lados da cabeça (schwannomas vestibulares bilaterais).
Fatores de risco
O único fator de risco confirmado para o schwannoma vestibular é ter um dos pais com uma alteração genética rara, a neurofibromatose tipo 2. No entanto, a neurofibromatose tipo 2 representa apenas cerca de 5% dos casos de schwannoma vestibular.
Uma característica marcante da neurofibromatose tipo 2 é o desenvolvimento de tumores benignos nos nervos vestibulares em ambos os lados da cabeça, além de outros nervos.
A neurofibromatose tipo 2 (NF2) é conhecida como um distúrbio autossômico dominante, o que significa que a mutação pode ser transmitida por um dos pais (gene dominante). Cada filho de um pai com esta alteração tem uma chance de 50% de herdá-lo.
Complicações
Um schwannoma vestibular pode causar uma variedade de complicações permanentes, incluindo:
Diagnóstico
O diagnóstico do schwannoma vestibular pode ser difícil nos estágios iniciais porque os sinais e sintomas normalmente se desenvolvem lentamente ao longo do tempo. Sintomas comuns como perda auditiva também estão associados a muitos outros problemas no ouvido médio e interno.
Seu médico pode solicitar os seguintes testes:
Neste teste, você ouve sons direcionados a um ouvido de cada vez. O examinador apresenta uma variedade de sons de vários tons e pede para você indicar cada vez que ouve o som. Cada tom é repetido em níveis fracos para descobrir quando você pode ouvir apenas um pouco.
A ressonância magnética (RM) com contraste é geralmente usada para diagnosticar o schwannoma vestibular. Este exame de imagem pode detectar tumores tão pequenos quanto 1 a 2 milímetros de diâmetro. Se a RM não estiver disponível ou você não puder fazer uma ressonância magnética por algum motivo, a tomografia computadorizada (TC) pode ser usada. No entanto, a TC pode não detectar tumores muito pequenos.
Tratamento
O tratamento do schwannoma vestibular pode variar, dependendo de:
Para tratar o schwannoma vestibular, seu médico pode sugerir uma ou mais das três opções potenciais: monitoramento com imagens e audiometrias, cirurgia ou radioterapia.
Se você tem um schwannoma vestibular pequeno que não está crescendo ou está crescendo lentamente e causa poucos ou nenhum sinal ou sintoma, você e seu médico podem decidir monitorá-lo. O monitoramento pode ser recomendado se você tem mais idade ou não está apto a uma anestesia geral. Seu médico pode recomendar que você faça exames regulares de imagem e audição.
Você pode precisar de cirurgia para remover um schwannoma vestibular, especialmente se o tumor:
Seu cirurgião pode usar uma das várias técnicas para remover um schwannoma vestibular, dependendo do tamanho do tumor, estado da audição e outros fatores.
O objetivo da cirurgia é remover o tumor e preservar o nervo facial para evitar a paralisia facial.
A cirurgia para um schwannoma vestibular é realizada sob anestesia geral.
Radiocirurgia estereotáxica. Este método pode ser uma alternativa se o tumor for pequeno (menos de 2,5 centímetros de diâmetro) e se você não puder ser submetido a uma anestesia geral.
A radiocirurgia estereotáxica, como a radiocirurgia Gamma Knife, usa vários raios gama para administrar uma dose de radiação precisamente direcionada ao tumor diminuindo a ação da radiação nos tecidos ao redor.
O objetivo da radiocirurgia estereotáxica é parar o crescimento de um tumor, preservar a função do nervo facial e possivelmente preservar a audição.
Pode levar semanas, meses ou anos antes que você perceba os efeitos da radioterapia. Seu médico vai monitorar seu progresso com estudos de imagem e testes auditivos de acompanhamento.
Copyright © 2023 Dr. Guilherme Ramina Montibeller – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Mount Spring
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.